Pages

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Google Now: por dentro da ferramenta de buscas do futuro


Engenheiros da empresa falam sobre as possibilidades da ferramenta que leva o contexto em consideração nas buscas e deve se tornar um dos grandes trunfos do Android em breve.
  • Wikerson Landim
  • 29/10/2012
  • 6.175 acessos

O Google Now pode se tornar a grande ferramenta do Android no futuro. Quem afirma isso são os próprios engenheiros da companhia, que trabalham para tornar o recurso um verdadeiro auxiliar, se adaptando às suas necessidades e não fazendo com que você tenha que modificar os seus hábitos de acordo com o funcionamento do software.
Introduzido pela primeira vez no Jelly Bean, no último mês de junho, o recurso foi pensado para oferecer a informação que você pode precisar, sem que para isso seja preciso pedir pelo conteúdo. A experiência transforma por completo o processo de busca, fazendo com que o usuário poupe tempo e tenha resultados mais eficientes com menos trabalho.

Mais do que uma simples busca

Em entrevista ao site The Verge, Hugo Barra, diretor de produtos do Android, exemplifica como esse novo tipo de buscas deve funcionar. Suponha que você esteja procurando uma exposição em um museu. O processo natural seria digitar o nome dessa exposição em um site de buscas e, como resultado, você obteria links explicando primeiramente do que se trata o evento em questão.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
Com o Google Now, a ideia é que os resultados possam ser contextualizados, ou seja, se antecipem às próximas perguntas que você poderia fazer. Assim, o sistema já pode responder para você itens como onde essa exposição está acontecendo, até quando ela vai ficar aberta ou como você pode fazer para comprar ingressos ou chegar até ela.
Dessa forma, a ideia não é fazer com que você precise buscar quatro ou cindo termos antes de encontrar todos os resultados que deseja, mas sim que, a um único comando de voz, você possa ter como resposta tudo aquilo que desejava desde o princípio. É como se o sistema operacional aprendesse a “pensar” como um ser humano.
Um exemplo ainda mais simples pode ilustrar isso. Quando você pergunta para alguém “você tem horas?”, a resposta que você espera é que horas são, e não apenas um “sim” ou “não”. O que o Googleestá tentando fazer é compreender as suas perguntas, mas de um modo que seja possível dar respostas mais completas e — por que não? — inteligentes para o usuário.
(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Como essa integração será feita?

A ideia é coletar todas as informações dos serviços da Google que você utiliza e reuni-las em uma espécie de central. Tudo isso, é claro, com a sua permissão. Assim, por exemplo, o serviço pode partir do seu email para checar dados como confirmações de voos, reservas de hotéis, agendamento de restaurantes e pedidos de encomendas para saber um pouco mais sobre você.
Se você mora em Curitiba, mas estará em São Paulo no próximo final de semana, talvez seja útil saber que aquele restaurante que serve a sua comida preferida estará com descontos especiais. Baseado em seu comportamento de usuário, o Google será capaz de se antecipar às suas necessidades, oferecendo quando possível algo mais além do que você poderia esperar.
(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Faça isso com a busca por meio de voz

Para que seja possível transformar os seus pedidos de voz em termos escritos passíveis de busca pelo algoritmo do Google, a empresa tem aperfeiçoado diversas ferramentas. E isso não passa apenas por reconhecimento de voz, mas sim pelo entendimento da linguagem natural do ser humano e tudo aquilo que vem agregado a uma palavra dentro de um determinado contexto.
Em um único app, são combinados elementos como pesquisa por voz que entende a fala de um ser humano do mesmo modo que o cérebro, compreensão do contexto do que é dito e, em uma escala maior, entendimento de quem você é, onde está e o que está procurando. Se depender da Google, você ainda vai ouvir falar muito do Google Now no futuro.
Fonte: The Verge

Windows 7: como buscar o conteúdo que está dentro de um arquivo


Saiba como encontrar um documento por uma palavra-chave presente no seu conteúdo.
  • Ana Paula Pereira
  • 30/10/2012
  • 175 acessos
Pesquisando no conteúdo do arquivo(Fonte da imagem: iStock)
Como mantemos uma série de arquivos no computador, caso não haja uma ótima organização do conteúdo, é muito fácil acabar salvando um documento e não nos lembrarmos de como achá-lo. Às vezes, você até se lembra de alguma palavra-chave no corpo do texto ou do título, mas não do nome atribuído.
Isso pode levar a uma busca “manual” pasta a pasta demorada e frustrante. Se você já passou por esse tipo de problema, saiba que o Windows permite localizar um arquivo por palavras presentes nele. Assim, caso você precise, pode encontrar um documento pelo título ou por um termo que estiver presente nele.
No entanto, esse tipo de pesquisa não está ativada como padrão no Windows, pois deixa o processo mais lento. Para saber como habilitar a busca no conteúdo de um documento, basta acompanhar o tutorial abaixo. Vale apenas reforçar que este é um tutorial um pouco mais iniciante, voltado especialmente para quem ainda não conhece o procedimento de busca em conteúdo no SO da Microsoft.

Como padrão

Para começar, vamos acessar o Windows Explorer, abrindo o “Computador”. Isso pode ser feito pelo Menu Iniciar.
Abrindo o Windows Explorer(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Agora, entre no menu “Organizar” e escolha a alternativa “Opções de pasta e pesquisa”.
Abrindo as opções de pasta e pesquisa(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Feito isso, uma nova janela é aberta exibindo as opções de pastas para o Windows. Nela, acesse a guia “Pesquisar” e selecione “Sempre pesquisar nomes de arquivos e conteúdo (isso pode levar alguns minutos)”. Então, clique em “Aplicar” e em “OK” para confirmar as suas alterações.
Alterando(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
A partir agora, sempre que você realizar a busca em um diretório, ele também fará a análise do conteúdo dos documentos armazenados nele. Vale lembrar que esse processo deixa a busca consideravelmente mais lenta.

Para pesquisas casuais

Como ativar a pesquisa no conteúdo em todas as ocasiões pode deixar a busca lenta, você também pode fazê-la somente quando precisa. Para isso, após fazer a pesquisa na pasta desejada normalmente e não obter resultados é exibida a opção “Conteúdo do arquivo”. Ao clicar nessa alternativa, o Windows refaz a pesquisa, levando em consideração o conteúdo dos documentos existentes na pasta.
Pesquisando no conteúdo casualmente(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Os resultados podem demorar vários minutos para ser exibidos, variando conforme a quantidade de arquivos presentes na pasta e o tamanho deles. Vale apenas reforçar que essa opção ativa a busca no conteúdo apenas para a pesquisa ativa no momento da solicitação e não como um padrão do sistema.

Jelly Bean ganha atualização e vira Android 4.2 com vários perfis e muitas novidades

Google adiciona streaming, câmera panorâmica e novo teclado para produtos da linha Nexus.
  • Nilton Kleina
  • 29/10/2012
  • 14.307 acessos
(Fonte da imagem: Divulgação/Google)
Android mal recebeu a atualização para versão Jelly Bean, a 4.1, mas a Google não está disposta a perder tempo: anunciou nesta segunda-feira (29) a chegada do Android 4.2, aproveitando o lançamento de novos produtos da empresa.
Mas não foi desta vez que o doce mudou para Key Lime Pie: o codinome continua o mesmo, apesar das mudanças no funcionamento do serviço. São várias melhorias, a maioria adicionando mais dinamismo à navegação ou novas funções de entretenimento.

Me passa o tablet, por favor?

Cada um com seu perfil. (Fonte da imagem:Divulgação/Google)
O Android 4.2 agora inclui um novo menu de acesso rápido bastante personalizável que fica na barra de notificações, aquela que é “puxada” do topo da tela do aparelho. Além disso, agora ele suporta vários perfis diferentes, cada um com cores e aplicativos variados de acordo com o gosto e a necessidade da pessoa, sendo ideal para quem compartilha o tablet ou smartphone com familiares ou colegas de trabalho, por exemplo.

PhotoSphere

As fotos panorâmicas no PhotoSphere. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)
Muita gente gosta de fotos panorâmicas, aquelas que capturam todos os detalhes de todos os ângulos possíveis de uma paisagem ou imagem em grupo. Agora, você nem precisa recorrer a um aplicativo terceirizado: a Google adicionou o PhotoSphere, com suporte a imagens (ou “experiências”, como chama a empresa) em até 360°. Você pode adicionar suas criações no Google+ ou até no Google Maps.

Miracast

O serviço de streaming Miracast. (Fonte da imagem:Divulgação/Google)
O streaming não foi esquecido e existirá na forma do Miracast, um serviço para Wi-Fi capaz de transmitir conteúdos em áudio e vídeo (até games) do aparelho móvel para um dispositivo compatível, como determinados modelo de TV.

Google Now

Cuidado: o Google Now está assustadoramente mais inteligente. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)
A partir de agora, o Gmail funciona como um banco de dados para os “cartões de amostra” do Google Now, a busca inteligente do Android que parece adquirir ainda mais QI. Com isso, fica mais fácil encontrar passagens de avião, reservas em hotéis ou restaurantes, além de recomendações de músicas ou locais para você tirar fotos, entre outras funcionalidades.

Mais novidades

A Google ainda adicionou uma nova forma de escrita no teclado, o “Gesture Typing”: em vez de tocar em cada tecla na tela, basta deslizar o dedo por cada letra até formar a palavra. O sistema é bem parecido com o já conhecido Swype, porém parece mais incrementado.
O novo teclado por gestos. (Fonte da imagem:Divulgação/Google)
Um novo protetor de tela entra em ação: o Daydream, que mostra notícias, fotos e outros conteúdos quando o aparelho está com a tela travada ou em espera. Além disso, ficou ainda mais fácil e rápido acessar a câmera do aparelho. Por fim, as notificações foram expandidas e contam com múltiplas ações diretas, que levam você direto às páginas de resposta, por exemplo.
A estreia do Android 4.2 vai acontecer com os novos produtos da Google, o smartphone Nexus 4 e os tablets Nexus 7 e Nexus 10.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Android: como alterar as cores de LED de notificações


Confira alguns aplicativos que transformam o LED externo do seu smartphone em uma verdadeira central de informações.
  • Elaine Martins
  • 22/8/2012
  • 8.267 acessos
Muitos smartphones possuem um LED na parte externa do aparelho, que tem como principal objetivo alertar o dono do dispositivo a respeito de alguma atividade ocorrida, como notificação de ligação perdida ou de mensagem recebida.
Como essa pequena luz normalmente é mostrada apenas em uma cor, ela acaba enganando os proprietários dos celulares, que muitas vezes pensam ter uma mensagem esperando para ser lida enquanto, na verdade, a notificação era para avisar que a bateria do aparelho está fraca.
Para resolver esse simples problema, selecionamos algumas aplicações para Android que permitem personalizar a cor do LED de alguns aparelhos. Assim, além de deixar o celular mais com a sua cara, você também já fica sabendo que tipo de notificação ele está exibindo.

Os eleitos

Light Flow Lite

O Light Flow Lite permite controlar totalmente o LED do aparelho. Com ele, é possível manipular não só a cor com a qual a luz frontal pisca, mas também a sua vibração. O app possui opções para configurar as notificações de ligações perdidas, lembretes do calendário, email, MMS e SMS.
Além disso, O Light Flow Lite trabalha com diversos avisos de forma simultânea. Com isso, o LED pisca de forma alternada entre as cores de cada notificação, permitindo que você saiba que há, por exemplo, uma chamada perdida e um SMS esperando para ser lido — isso sem que seja necessário acessar a tela principal do sistema.
(Fonte da imagem: Google Play)Aparelhos compatíveis
Segundo a descrição na página do Google Play, o aplicativo funciona sem problemas no Nexus One, Xperia Ray e em alguns modelos da Samsung.

Blink Flash LED

O Blink Flash LED funciona de maneira semelhante ao app citado anteriormente, mas tem a vantagem de ser compatível com mais modelos de celular. O aplicativo permite ajustar a cor de exibição do LED e também a frequência com a qual ele irá piscar. Você pode configurar notificações de chamada perdida, chamada sendo recebida, SMS e nível de bateria.
(Fonte da imagem: Google Play)
Aparelhos compatíveis
Não há nenhuma especificação do desenvolvedor, mas há relatos de que o app funciona no Nexus, Xperia Play, aparelhos da Motorola, Samsung Galaxy S2 e S3 e alguns modelos da HTC.

LED me Know

O LED me Know foi desenvolvido com foco maior nos aparelhos da HTC, principalmente o Desire 2.2. O app é bem completo e permite escolher a cor e também a frequência com a qual o LED pisca. É possível configurar notificações para alertas do Gmail, ligações perdidas, mensagens de texto, Gtalk, WhatsApp, nível de bateria e espaço em disco.
(Fonte da imagem: Google Play)Aparelhos compatíveis
Apesar de ser desenvolvido para aparelhos HTC, é possível utilizar o LED me Know também no Nexus One, LG Ally e boa parte dos modelos da Samsung.

Handcent SMS

O Handcent SMS funciona de uma forma diferente dos demais aplicativos. Com ele, você pode configurar uma cor diferente para cada contato presente na sua lista. Dessa forma, é possível saber quem está ligando antes mesmo de pegar o celular e ver o nome na tela.
Uma característica legal do Handcent SMS é que você pode personalizar a aparência do próprio app, deixando ele com um visual mais descolado.
(Fonte da imagem: Google Play)
Aparelhos compatíveis
De acordo com a descrição do desenvolvedor presente na página do Google Play, o Handcent SMS funciona sem problemas em qualquer aparelho que tenha um LED de notificações e esteja rodando o Android.

LED Color Tester

A ideia do LED Color Tester é um pouco diferente dos apps listados acima, já que o seu objetivo não é permitir que você configure o LED para cada notificação recebida, mas sim testar quais cores podem ser utilizadas na luz de alerta do aparelho.
(Fonte da imagem: Google Play)
Com ele, basta você selecionar a coloração pretendida e conferir se o LED pisca de acordo com a opção selecionada. Sabendo quais cores são suportadas pela luz de notificação do seu aparelho, fica mais fácil configurar os apps listados ao longo desta seleção.

Google Play agora conta com sistema de cartões de presente


Com valores de US$ 10, US$ 25 e US$ 50, nova ferramenta de compras está restrita ao território dos Estados Unidos.
  • Felipe Gugelmin
  • 22/8/2012
  • 3.282 acessos
(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)
A Google anunciou nesta quarta-feira (22) que vai começar a vender cartões de presente físicos para a loja de aplicativos Google Play. Disponível em valores de US$ 10, US$ 25 e US$ 50, a novidade chega aos Estados Unidos através de revendedores como a RadioShack, Target e GameStop.
Até o momento, a empresa não determinou qual data marcará o início das vendas dos novos produtos. Quem adquirir os cartões ganhará códigos que podem ser revertidos em softwares pagos para o sistema operacional Android — uma ótima notícia para quem não possui contas bancárias ou não deseja utilizar o cartão de crédito para realizar esse tipo de transação.
Entre as restrições impostas pela Google está a impossibilidade de adquirir assinaturas de revistas ou comprar aparelhos como o Nexus 7 e o Nexus Q. Além disso, cada usuário do sistema (que não funciona em território brasileiro) pode acumular um máximo de US$ 2 mil em sua conta pessoal.
Fontes: CNETGoogle Play

Facebook anuncia novidades na página de mensagens privadas


Seção passa a ser divida em dois painéis e navegação é facilitada com suporte a atalhos do teclado.
  • Douglas Ciriaco
  • 22/8/2012
  • 21.109 acessos
AmpliarNovo visual da página de mensagens do Facebook. (Fonte da imagem: Divulgação/Newsroom | Facebook)
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (22) a renovação da sua página de mensagens. Até então, você visualizava aquelas enviadas e recebidas recentemente ou então o histórico de uma única conversa. A partir de agora, essa seção da rede social está dividida em dois painéis, um para cada item.
Além disso, alguns retoques visuais também fora realizados, bem como uma nova barra de busca para você encontrar qualquer conversa já realizada foi incluída. O esquema de envio e recebimento de arquivos também teve alguns detalhes visuais aprimorados.

Atalhos do teclado

A navegação do Facebook Mensagens também deve se tornar facilitada, isso porque a página ganhou suporte para atalhos do teclado. Para visualizar a lista completa de atalhos, pressione Alt + Q no PC ou Control Q no Mac.

Conheça a cama à prova de terremotos


Móvel pode suportar até 65 toneladas sem ter a estrutura comprometida.
  • Leonardo Müller
  • 22/8/2012
  • 2.156 acessos
Quem mora em locais com muita ocorrência de terremotos costuma gastar algum dinheiro com proteção contra este tipo de fenômeno natural. Agora, os aficionados em segurança podem contar com mais um item na lista de compras: a Wood Luck, cama extremamente resistente fabricada no Japão.
Como o nome sugere, a cama é feita em madeira, porém é capaz de suportar até 65 toneladas de entulho sem comprometer a segurança de quem está dormindo logo abaixo. Toda essa força se deve ao tipo do material utilizado, proveniente de uma espécie de árvore com algo entre 30 e 40 anos (madeira cipreste).
Essa resistência tem um preço e ele é bem salgado. Contudo, levando em conta que um móvel desse tipo pode salvar a sua vida, os mais de R$ 11,3 mil necessários para tirar o objeto da loja não são tão assustadores.
Fonte: DiginfoTV

Windows 8: como saber quais aplicativos mais consomem espaço de armazenamento


Se o seu computador sofre do mal de HD superlotado, tirar os aplicativos mais pesados pode resolver o problema. Descubra quais programas ocupam mais espaço em disco.
  • Luana Lima
  • 22/8/2012
  • 4.434 acessos
Baixar diversos aplicativos da loja online do Windows 8 é algo muito divertido, mesmo porque algumas opções de programas são simplesmente irresistíveis. A grande quantidade de jogos disponíveis pode fazer com que você ocupe um bom espaço do HD do seu computador sem nem se dar conta.
Por isso, de vez em quando é importante verificar se está tudo bem com o armazenamento em disco. Caso você tenha ocupado mais espaço do que deveria, pelo menos é possível desinstalar alguns aplicativos para resolver esse problema.
Porém, nem todo mundo sabe como conferir essas informações no Windows 8, afinal de contas, a nova interface modificou o acesso a grande parte das funcionalidades, incluindo essa. Portanto, vamos ensinar como acessar os dados relacionados ao armazenamento em disco neste artigo. É muito simples e rápido!

Saiba quais são os aplicativos mais espaçosos

1. Quando você estiver com a interface aberta no computador, utilize o atalho das teclas Windows + C para abrir a Charm Bar, que aparece na coluna direita da tela;

2. Clique em “Configurações” (ou “Settings”, caso seu Windows 8 esteja em inglês);
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)

3. Ao se transformar, a tela passa a mostrar a função “Mudar configurações do PC” na parte inferior da interface. Clique sobre esse item;
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)
4. Quando a tela “Configurações” aparecer, selecione a aba “Geral” e clique em “Exibir tamanhos de aplicativos”, função localizada na seção “Armazenamento disponível”;
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)
5. Ao fazer isso, uma pequena janela é aberta mostrando uma lista com todos os aplicativos instalados no seu computador e o tamanho que cada um deles ocupa em disco. A partir disso, basta desinstalar os programas mais espaçosos e desnecessários para que seja liberado mais espaço no seu HD.

Facebook já tem mais de 50% da preferência dos brasileiros


Rede social de Zuckerberg trocou de posição com o Orkut em menos de um ano.
  • Leonardo Müller
  • 22/8/2012
  • 1.901 acessos
Confira a inversão de papéis em um ano (Fonte da imagem: Reprodução/Experian Hitwise)
De acordo com o levantamento da Experian Hitwise, o Facebook já possui 54,9% da preferência dos brasileiros entre as redes sociais. Comparando os números de julho deste ano com os do mesmo período de 2011, o serviço de Mark Zuckerberg trocou de posição com o Orkut, que ocupava o posto de maior rede social no país. No ano passado, o serviço da Google era o preferido de 45% dos internautas, enquanto o Facebook não passava dos 18%.
Hoje, o Orkut ocupa o terceiro lugar entre os sites mais acessados do gênero no Brasil, representando 12% de preferência. A segunda posição na lista fica com o YouTube (18%), que vem mantendo crescimento estável nos últimos meses.
Além das três principais redes sociais, a Experian Hitwise elencou o Windows Live Home em quarto (2,4%), seguido por Twitter (2,2%) e Yahoo! Respostas (1,7%). O Google+ também aparece na lista, porém representa somente 1,1% da preferência entre os brasileiros.

[tutorial] Xperia™ P e suas fotos panorâmicas fantásticas!


Não é porque é nosso, mas além do design para lá de elegante do Xperia™ P (feito de aço escovado cortado a laser, em peça única), esse aparelho muito bem acabado e construído também traz uma câmera fantástica de 8 megapixels.
Mais: ela tem o modo de captura rápida. Com apenas um clique no botão de fotos, você captura a sua imagem sem a necessidade de iniciar o aparelho ou aplicativo!
Como não poderíamos deixar de dar umas dicas para você aproveitá-lo ao máximo, hoje vamos falar um pouco sobre as fotos panorâmicas.
O que podemos adiantar, além de as fotos ficarem incríveis nessa câmera, é que elas são super fáceis de tirar e de compartilhar. Ou seja, uma maneira deliciosa de explorar os recursos do seu Xperia™ P. Os resultados você vai ver por aqui, mas vamos lá, passo a passo!
1. No menu de navegação, abra o app de câmera do celular.
2. Vá no quadrado que fica na extremidade do canto superior direito (geralmente, ele está em SCN Auto), a fim de abrir o menu de navegação, conforme está na foto abaixo.
3. Ali, escolha a opção varrer panorama (a última do final, à direita). Clique nela.
4. Aperte a tecla da câmera e gire-a no sentido da panorâmica, lentamente.
5. Mas, atenção: você pode trocar o sentido da panorâmica! Basta tocar no ícone do meio, à esquerda – ali, você pode mudar a direção de captura para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.
6. Bom, escolhido o sentido de câmera, basta corrê-la lentamente pela cena que você quer tirar.
7. Deixe ela carregar a foto e pronto! Vá ao menu de acervo de imagens, no canto inferior direito, e a selecione.
8. Se quiser compartilhar, vá ao botão de menu principal (o último botão físico do celular à direita) e a opção vai aparecer para que você espalhe a foto em redes sociais, e-mail, e por aí vai.
Super fácil e bacana, não é? O resultado você vê logo abaixo, em uma das fotos que produzimos em Morro de São Paulo, na Bahia. Olha que coisa mais linda e surreal.

Smartphones Android com processador Intel: rápidos, mas um tanto esquentadinhos?


Na feira IFA, a ZTE anunciou seu primeiro smartphone com chip Intel: o Gran X IN chega à Europa em cerca de um mês, com Ice Cream Sandwich e processador Atom. Existem outros modelos com esse CPU, que a Intel mostrou na feira. Todos eles são bem rápidos, mas reparei num detalhe: eles são… um pouco mornos.
Eram quatro modelos. Deles, o lançamento é o ZTE Gran X IN. Ao segurá-lo, foi a primeira coisa que percebi: uma sensação…quentinha na traseira do aparelho. Pouco, mas senti.
Eu segurei inúmeros smartphones na IFA, dia após dia, e só notei isso quando cheguei aos smartphones com chip Intel.
Preocupar-se com aquecimento talvez seja exagero: o AnandTech já fez review do Lava Xolo X900, com chip Intel, e diz que as temperaturas “não são fora do comum“.
Mas dos quatro modelos, três me chamaram a atenção por isso. O Lenovo K800 (lançado apenas na China) também estava levemente morno na parte traseira; o Lava Xolo X900 (lançado na Índia) tinha um ponto quente na parte traseira inferior, onde fica o CPU; enquanto o Orange San Diego (para Reino Unido e França) estava frio, como deveria ser.
Vale notar que o Xolo X900 e o Orange San Diego são basicamente o mesmo celular. Nenhum dos quatro modelos estava carregando a bateria (o que esquenta mesmo o aparelho), nem processavam algo especialmente pesado.
O Lava Xolo X900 e o Orange San Diego rodam Ice Cream Sandwich sem personalizações, e são bem rápidos. O ZTE Gran X IN não é exceção: num teste curto, a primeira impressão é bem positiva.
O aparelho roda Ice Cream Sandwich com o processador Intel Atom Z2460, feito para dispositivos móveis. Ele tem só um núcleo, mas possui hyperthreading e chip gráfico da Intel.
E dá para notar que ICS e Atom rodam de forma bem otimizada: a interface é totalmente fluida, os joguinhos disponíveis funcionam sem problemas… Fiquei impressionado.
Como chips Intel têm arquitetura diferente dos chips ARM, há a questão de compatibilidade dos apps. A Intel diz que seu chip Atom roda 95% dos apps presentes no Google Play. Não pudemos testar o download de apps – o Wi-Fi não funcionou direito durante o hands-on – mas o ExtremeTech diz que incompatibilidade “é a exceção, não a regra” com chips Intel.
A Intel está, pouco a pouco, entrando no ramo de smartphones com o Android. Talvez vejamos mais aparelhos com chips Intel no evento IDF, que ocorre entre 11 e 13 de setembro. E no dia 18, Motorola e Intel farão um anúncio conjunto, provavelmente para anunciar um smartphone Atom.
O ZTE Gran X IN chega à Europa em setembro ou outubro, por preço ainda não definido.

[Hands-on] nova linha Sony Xperia de smartphones


De uma só tacada, a Sony anunciou quatronovos smartphones com Android. O mais importante é o Xperia T, novo high-end da empresa – basicamente, os outros são variações dele.
Xperia T, smartphone que James Bond usará no filme Skyfall, possui botões virtuais na parte inferior (lembrando o Galaxy Nexus) e uma tela com resolução HD e 4,6 polegadas.
Ele é um pouco maior que o Xperia S, só que ele é bem mais leve na mão. Com 9,35mm de espessura, no entanto, ele não é o mais fino do mundo. E apesar das melhorias no hardware serem basicamente incrementais — o Xperia T tem processador dual-core da Qualcomm — o desempenho melhorou muito, graças principalmente ao Ice Cream Sandwich.
Além disso, a câmera ganhou um sensor de 13MP que tira fotos sem lag no obturador: ela fica imediatamente pronta para tirar outra foto. E o Xperia T ganhou um truque semelhante ao Windows Phone: com o celular travado, segure o botão físico da câmera por 3 segundos, e ele não só abre o app da câmera (como o Windows Phone) como já tira a foto. A câmera também filma em 1080p.
   

Os outros modelos

Xperia TX, por sua vez, é uma versão mais “quadradona” do Xperia T: ele é feito para o mercado asiático, que prefere esse formato, segundo um representante da Sony. Mas segurá-los na mão é basicamente a mesma experiência. E por dentro, eles têm o mesmo hardware, ou seja: o desempenho é igual.
Já o Xperia V é uma versão menor do modelo T: mesmo design, porém com tela HD de 4,3 polegadas. Além disso, ele possui suporte a 4G LTE e é resistente à água — a Sony o colocou embaixo de um esguicho d’água para demonstrar isto. A touchscreen molhada não funciona, mas o aparelho continua ligado. No hands-on, ele tem desempenho semelhante ao do seu irmão maior, e se encaixa igualmente bem na mão.
Por fim, o Xperia J é o modelo básico: tela de 4″ com resolução de 480×854; processador de 1GHz e um núcleo; e câmera de 5MP. E dá para notar o processador mais fraco: ao deslizar entre telas iniciais, o movimento é menos fluido que nos outros modelos.
***
Enquanto algumas fabricantes parecem evitar o excesso de lançamentos, a Sony seguiu para outra direção. Os nomes são uma sopa de letras confusa, e os aparelhos são muito parecidos:
Os quatro aparelhos rodam Ice Cream Sandwich, e a Sony promete atualizar os modelos T e V para o Jelly Bean. Eles chegam ao mercado até o final do ano.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Nokia pode lançar modelo intermediário de smartphone com Windows Phone 8


Apesar do anúncio de dois modelos de aparelhos durante essa semana, empresa finlandesa pode estar preparando mais novidades para os próximos dias.
  • Wikerson Landim
  • 8/9/2012
  • 9.752 acessos
(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
Nokia apresentou nesta semana dois novos modelos de smartphone durante a conferência, com destaque para o Lumia 920. Entretanto, de acordo com o site The Verge, pode ser que mais novidades venham por aí nos próximos dias.
Fontes ligadas à Nokia apontam para o lançamento de um smartphone com configurações intermediárias chamado de Flame. O modelo chegaria ao mercado apenas em 2013 e teria tela de 4 polegadas, 512 MB de RAM, processador dual-core de 1 GHz, câmera traseira de 5 megapixels e 4 GB de espaço para armazenamento.
O espaço de armazenamento poderia ser ampliado ainda graças à compatibilidade com cartões microSD. O modelo ficaria em uma faixa de preço similar à dos aparelhos Lumia 610 e Lumia 710, mas ainda não há informações exatas sobre os valores. A Nokia não se manifestou sobre o assunto.
Fonte: The Verge

iPhone 5 será 18% mais fino e custará o mesmo preço da versão 4S


Novos rumores apontam ainda para compatibilidade com conexão 4G no mundo todo.
  • Wikerson Landim
  • 8/9/2012
  • 38.451 acessos
(Fonte da imagem: Reprodução/iResQ)
Faltando exatos cinco dias para que a Apple revele quais são as novidades que estarão presentes na sexta versão do iPhone, cresce o número de rumores com relação às características que o novo smartphone da empresa da Maçã deverá ter.
As últimas novidades, bastante consistentes, apontam para um aparelho compatível com conexões 4G e que poderá ser utilizado no mundo todo. O último modelo de iPad, por exemplo, compatível com essa tecnologia, só pode ser habilitado nos Estados Unidos e no Canadá.
Com relação ao design de construção do aparelho, alguns sites apontam para um modelo 18% mais fino – 7,6 mm contra os 9,3 mm atuais –, conforme sugere uma imagem publicada pelo site iResQ. O visual, entretanto, não deve sofrer alterações, com exceção da tela, que ganhará alguns décimos de polegada a mais.
Por fim, com relação ao preço, como já é de praxe na política de lançamentos da Apple, o iPhone 5 deve chegar ao mercado norte-americano pelo mesmo valor cobrado pela versão atual do iPhone 4S, ou seja, entre US$ 199 (versão de 16 GB) e US$ 399 (versão de 64 GB).

Fachada do Yerba Buena já está pronta para evento da Apple


Na próxima quarta-feira (12), empresa da Maçã deve anunciar o iPhone 5, e novas versões de outros produtos também estão sendo aguardadas.
  • Wikerson Landim
  • 8/9/2012
  • 8.905 acessos
(Fonte da imagem: Reprodução/9to5Mac)
A fachada do Yerba Buena Center for the Arts, espaço que geralmente recebe os eventos da Apple, já está devidamente decorada para a conferência do próximo dia 12 de setembro, às 14 horas (horário de Brasília). Sobre um plano de fundo colorido, a logo da Apple na cor branca se destaca no centro.
A principal atração do evento, que será comandado pelo CEO Tim Cook, deve ser o lançamento do iPhone 5, sexta versão do smartphone da empresa. Além disso, rumores apontam que outros produtos também podem ser anunciados, como novas linhas de iPod nano e iPod touch, iMac com Retina Display e o iPad mini.
O Tecmundo fará a cobertura ao vivo do evento da Apple na próxima quarta-feira. Portanto, fique ligado para mais informações. 
Fonte: 9to5Mac

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...